Cidades

Três jiboias são capturadas em terreno urbano e encaminhadas para reabilitação em Patos

·há 2h·Patos de Minas, MG
Três jiboias são capturadas em terreno urbano e encaminhadas para reabilitação em Patos
Três jiboias são capturadas em terreno urbano e encaminhadas para reabilitação em Patos

Três jiboias foram capturadas pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (25) em um terreno baldio na região de Carmo do Paranaíba. A presença dos animais assustou residentes locais, que acionaram o resgate após avistarem as serpentes em uma área de vegetação densa. Devido às condições climáticas e à altura do mato, a operação de recolhimento precisou ser coordenada em conjunto com a limpeza do lote pela prefeitura local.

De acordo com os militares, os espécimes possuíam tamanhos variados, sendo que a maior delas media aproximadamente 2,4 metros, enquanto as outras duas tinham cerca de 1,5 metro cada. A captura segura foi realizada sem ferimentos aos répteis, garantindo a integridade tanto dos moradores quanto da fauna silvestre que frequentemente busca abrigo em perímetros urbanos durante períodos de chuva.

Após o resgate bem-sucedido, os animais foram entregues à Polícia Militar de Meio Ambiente e transportados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), em Patos de Minas. No centro especializado, as serpentes passarão por avaliação clínica detalhada. Segundo os especialistas, como as jiboias não apresentam lesões, o plano é que sejam devolvidas ao habitat natural nos próximos dias, em área de preservação distante da zona urbana. Com informações de G1 Triângulo Mineiro.